A geometria nas suas mãos  >  Sólidos geométricos
Sólidos geométricos
Foram selecionados dez sólidos geométricos, dos quais sete são poliedros e três são não poliedros. Um sólido diz-se poliedro se for delimitado exclusivamente por superfícies planas. Caso contrário, diz-se não poliedro.

Na classe dos poliedros, foi selecionado o cubo, um dos cinco poliedros regulares (sólidos platónicos), por ser um sólido geométrico de extrema importância na estruturação tridimensional e na construção da medida de volume, e foram também escolhidos outros três prismas regulares (triangular, quadrangular e pentagonal) e as correspondentes três pirâmides (mantendo a base e a altura dos respetivos prismas). Na definição mais geral, os prismas são sólidos geométricos delimitados por duas bases (polígonos geometricamente iguais) situadas em planos paralelos e por faces laterais com a forma de paralelogramos, e as pirâmides são sólidos geométricos delimitados por uma base poligonal e por faces laterais triangulares.

Na classe dos não poliedros, foram selecionados o cilindro, o cone e a esfera, três sólidos de revolução. O cilindro e o cone apresentam uma clara proximidade com os prismas e as pirâmides, respetivamente, e a esfera aparece naturalmente como o sólido mais simples delimitado por uma única superfície curva.

Na caixa de Euclides é apresentado cada um destes sólidos, desenvolvidas algumas das suas características (propriedades, simetrias, rotações, entre outros) e são dadas informações destinadas aos pais ou encarregados de educação.
info@geometricworld.com | +351 218 074 454
Av. Infante D. Henrique 2,   2500-218 Caldas da Raínha, Portugal
Copyright © Geometric World 2017