A geometria à nossa volta  >  A geometria e o universo
A geometria e o universo
Na escola talvez já tenhas ouvido falar de sólidos geométricos como os que podes encontrar na Caixa de Euclides. Se calhar pensaste que eram apenas coisas que te davam para aprender sem que houvesse verdadeiramente nada que lhes correspondesse no mundo que te rodeia. No entanto, se olhares com atenção à tua volta verás que de uma forma ou de outra eles estão sempre presentes em tudo o que vês.

Árvore                     Pirite


Lata

Observa, por exemplo, as embalagens que trazem tudo o que compramos: são cubos (algumas embalagens de presentes), paralelepípedos (as caixas de cereais, por exemplo), cilindros (uma lata de refrigerante), pirâmides (alguns saquinhos de chá), etc. Bem vês, estes sólidos geométricos estão por todo o lado, tu é que ainda não tinhas dado por isso.



A Natureza usa estas figuras na sua forma mais simples ou em deformações mais ou menos complicadas. Olha para o céu: tem a forma de metade de uma esfera (ou, como também se diz, uma semiesfera). Também a Lua é uma esfera e, já agora, como o físico e astrónomo italiano Galileu Galilei descobriu há 500 anos observando a sombra da Terra durante os eclipses, também a própria Terra, o planeta onde vives, tem a forma de uma esfera. Na verdade, o Sol e todos os planetas que giram em torno dele têm muito aproximadamente a forma de esferas (às vezes, como no caso de Saturno, com um disco, ou seja, um cilindro muito achatado, à sua volta).

Planetas

“Deve haver uma razão para isso” estás com certeza a pensar. E tens razão. De facto a forma esférica dos planetas e do Sol tem a ver com as propriedades da força da gravidade - a mesma que te atrai para a Terra ou que faz uma pedra cair. E aqui concluis logo uma coisa muito importante: a geometria das coisas tem a ver com as propriedades das forças que estão a agir dentro e fora delas. Na verdade, os cientistas usam este facto de outra forma quando estão perante forças que desconhecem: partindo da forma geométrica dos objetos tentam descobrir as propriedades de forças que estão a atuar nesses objetos. É desta maneira que se descobrem as propriedades do Universo ou das partículas elementares que nos constituem.

Voltaremos a falar disso mais à frente, mas entretanto podes ir pensando na seguinte questão: que nos diz a forma geométrica dos planetas quanto ao modo como atua a gravidade. Será que podemos explicar a força da gravidade através da Geometria?

E qual será a importância da Geometria no outro limite do Universo, quando observamos objetos com tamanho muito mais pequeno que os átomos no Microcosmos?

A Geometria está em todo o lado no Universo. No Macrocosmos e no Microcosmos. Vem descobri-la connosco na Caixa de Euclides!
info@geometricworld.com | +351 218 074 454
Av. Infante D. Henrique 2,   2500-218 Caldas da Raínha, Portugal
Copyright © Geometric World 2017