A geometria à nossa volta  >  A geometria e a natureza
A geometria e a natureza
Quando olhamos para uma forma geométrica temos muitas vezes a tentação de a associar a algo que conhecemos na Natureza. Fazemo-lo nas múltiplas formas que possuem os corpos dos animais, nos determinados órgãos ou estruturas de animais, nas plantas e até nos seres vivos microscópicos, os microrganismos.

Representação geométrica de animais

Na realidade deveríamos fazer esta atividade ao contrário e perguntarmo-nos: Em que formas encontradas na natureza é que o Homem se inspirou para construir as suas ferramentas, utensílios, vestuário ou criações artísticas?

Observa, por exemplo, como existem figuras na Natureza que são simétricas, isto é que são idênticas para o lado esquerdo e para o lado direito de um eixo. O exemplo mais conhecido é a borboleta. Aliás, se experimentares colocar umas gotas de tinta num papel e o dobrares ao meio, obterás um borrão (simétrico) que muitas vezes se assemelha a formas de borboletas.


Bomboleta Borrão              Borboleta

Mas há outros seres vivos que têm simetrias diferentes! E não são apenas os organismos que nos remetem para formas geométricas, mas também estruturas produzidas por seres vivos. O exemplo mais clássico são os favos de mel produzidos pelas abelhas.

Favo de mel

E aparecerá a geometria no ADN, o material genético que recebemos dos nossos pais e que transmitimos aos nossos filhos e cuja maior parte se encontra no núcleo das células?

O ADN é formado por duas cadeias enroladas em espiral ligadas entre si por bases. É como se fosse uma escada enrolada em que os degraus são formados por duas metades que se ligam de uma única maneira.


CélulaADN

Observa como esses “degraus” são representados por 4 cores: verde, amarelo, azul e violeta. Mas repara como nessa representação o verde se liga sempre e apenas ao amarelo e o azul se liga ao violeta. Não existe um “degrau” constituído por duas metades azuis, nem uma azul e outra amarela, por exemplo. Porque será?

A Geometria está em todo o lado na Natureza. Vem descobri-la connosco na Caixa de Euclides!
info@geometricworld.com | +351 218 074 454
Av. Infante D. Henrique 2,   2500-218 Caldas da Raínha, Portugal
Copyright © Geometric World 2017