A geometria à nossa volta  >  A geometria e a arte
A geometria e a arte
No princípio era o Ponto e a Linha. Desde o início dos tempos que o Homem se manifestou através do Ponto e da Linha ou do traço contínuo, quebrado, ondulado, segmentado, de dimensão e espessura variáveis, o que lhe permitiu criar superfícies e volumes desde tempos imemoriáveis.


Ainda o Homem não sabia o que era a Geometria e já a sabia usar! Vaso pré-histórico


Por exemplo, as tatuagens que o Homem primitivo pintava no seu corpo revelam decorações geométricas com linhas retas, curvas, paralelas, em diagonal; e linhas quebradas, entrelaçadas ou em zig zag, incluindo zonas pontilhadas. As formas geométricas refletem-se também nos feitios e nas decorações dos objetos que o Homem foi criando – os domésticos, de caça ou de guerra.








Desde então que o Homem tem aplicado a geometria àquilo que faz!


Das tensões entre as linhas fechadas surgiram os polígonos, como os triângulos, os quadrados, os retângulos, os losangos, os pentágonos, entre outras formas; e da combinação ou junção dos polígonos resultaram diferentes sólidos, figuras geométricas de três dimensões, exemplificados pelos cubos, pelas pirâmides, pelos cilindros e outros sólidos conhecidos.

As simetrias e assimetrias, os ritmos e os equilíbrios resultantes da combinação das linhas, dos polígonos e dos sólidos, assim como a sua ordenação no espaço, passaram a fazer parte da construção mental dos artistas, que criaram visualizações plásticas e jogos de luz e cor ao longo dos tempos.





Em todas as épocas até aos dias de hoje a Geometria esteve presente na Arte, seja na pintura, na escultura, na arquitetura ou na fotografia.

A História de Arte mostra como a Geometria e a Arte foram sempre inseparáveis. É um mundo fascinante, encantador, surpeendente!

Eletric Prisms           Espaço ilusório

A Geometria está em todo o lado na Arte. Vem descobri-la na Caixa de Euclides!
info@geometricworld.com | +351 218 074 454
Av. Infante D. Henrique 2,   2500-218 Caldas da Raínha, Portugal
Copyright © Geometric World 2017